RESPONSABILIDADE SOCIAL

Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Instituto integra o pilar de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, Instituição com 120 anos de expertise em medicina de alta complexidade e que, desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvi mento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

 

Para fortalecer sua atuação neste campo, o hospital criou em 2014 o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, uma associação sem fins econômicos ou lucrativos, que tem por finalidade desenvolver e fomentar atividades de promoção, proteção e assistência à saúde, pesquisa e ensino, entre outras ações sociais, de forma isolada ou por meio de parcerias com órgãos públicos e entidades congêneres.

 

Em 2016, o Instituto venceu chamamento público da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, no litoral Sul do Estado de São Paulo para administrar o Complexo Hospitalar dos Estivadores pelo período de cinco anos. O Complexo Hospitalar de média complexidade realizará os atendimentos encaminhados via Central de Regulação de Vagas da Secretaria Municipal de Saúde de Santos nas área materno-infantil, atendimento clínico e cirúrgico.

 

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem ainda sua Unidade de Sustentabilidade na Mooca, vinculada à parceria com o Ministério da Saúde para programas de desenvolvimento e atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu modelo de gestão é baseado em três grandes pilares: Saúde Privada; Educação e Pesquisa; e Responsabilidade Social.

 

Vale ressaltar que o Instituto Social  trabalha de forma matricial com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em consonância com suas políticas, programas, planos, normas e rotinas, trazendo a expertise de 120 anos de foco em excelência médica, acolhimento e assistência diferenciados, frutos de sua “vocação para cuidar”, premissa em todas as suas ações de saúde, apoiadas tanto pelas áreas de ensino e pesquisa (grande aliado para a excelência dos serviços), gestão, controle financeiro, assistência multidisciplinar, entre outras. Todo este conhecimento o Instituto Social oferece para a assistência pública de saúde.

 

 

 

 

 

Exemplos da aplicação deste conhecimento são os projetos realizados pelo Hospital em parceria com o Ministério da Saúde através do PROADI-SUS, com destaque para:

 

• O programa Integrado de Controle do Câncer Mamário

 

A iniciativa, voltada para o rastreamento do câncer mamário, realizou entre 2009 e 2014 cerca de 17 mil atendimentos de mulheres da  região Mooca-Aricanduva, em São Paulo, oferecendo diagnósticos, intervenções cirúrgicas e seguimento radio/químio/hormonioterápicos, orientações psicológica, fisioterápica e de assistência social, além de treinamentos ao público alvo e profissionais de saúde.

 

Além da implantação de Unidade Ambulatorial para o rastreamento do câncer mamário, foram realizadas ações na comunidade, tendo como destaque a disponibilização de uma Unidade Móvel de Mamografia com a realização de mais de 6.800 mamografias em 2015 e a participação na “Tenda da Dengue”, com o apoio de 65 profissionais e com 2.476 atendimentos de adultos e crianças, realizando 2.293 hemogramas e realização de transferências a hospitais de referência quando de sua indicação.

 

• O projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos

 

O Hospital também promove, no âmbito do Proadi/SUS a capacitação  de seis hospitais públicos com treinamento de profissionais e melhoria dos processos baseados em padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente.

 

Neste programa, a instituição já atendeu 17 hospitais públicos em todo país. O conjunto de iniciativas nesta área inclui a melhoria dos processos com ferramentas da qualidade, capacitação e monitoramento dos profissionais e programas de simulação comportamental visando o aprimoramento do atendimento. O programa também formou multiplicadores em SBV (Capacitação de Suporte Básico de Vida) e SAV (Suporte Avançado de Vida).

 

A iniciativa apoiou também a organização das portas de entrada dos hospitais, promovendo a classificação de risco e acolhimento previstos para as redes de Urgência e Emergência, contribuindo para a construção a serviços públicos de qualidade.

 

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