GESTÃO
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é referência também na área de gestão. Conheça alguns dos principais programas da Instituição nesta área:
Referência na área de gestão
Programa Bem-Estar
Programa Bem-Estar:
Principal vitrine das práticas de valorização da saúde dos colaboradores, a iniciativa foi implantada pelo Hospital em 2010 e tem como principal objetivo levar à prática o conceito “Quem é bem cuidado cuida melhor”.
O programa oferece aos colaboradores serviços de medicina preventiva, oficinas de alimentação saudável, acompanhamento nutricional, atividades antiestresse, coaching de saúde e bem-estar, exercícios físicos nas próprias dependências do Hospital, programa de apoio para colaboradoras gestantes e esposas de colaboradores, entre outras ações, sendo que algumas delas são extensivas também aos familiares.
O desenvolvimento e a operação do programa são responsabilidade do Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Colaborador (CASSC) que se baseou em conceitos da Stanford University School of Medicine, na Califórnia (Estados Unidos), da qual o Hospital é parceiro.
Um dos serviços disponíveis é o SABES – Saúde e Bem-Estar Sempre, uma plataforma online que por meio de um questionário de estilo vida tem por finalidade conscientizar os colaboradores, incentivando-os a uma mudança comportamental em busca de uma vida mais saudável. Esse questionário é compartilhado com o médico e equipe multidisciplinar que o apoiarão nessa mudança.
Desde o início do programa alguns indicadores de estilo de vida da nossa população melhoraram. Podemos afirmar que hoje nossos colaboradores são mais ativos fisicamente e se alimentam melhor. Além disso, o número de tabagistas diminuiu em 1,5% e o índice de estilo de vida saudável populacional aumentou 5% nos últimos anos.
Em 2015, o Bem-Estar foi finalista do Global Healthy Workplace Award, o primeiro programa de premiação global que reconhece locais de trabalho saudáveis reunindo líderes em saúde e bem-estar de empresas do mundo inteiro.
Como parte do mapeamento de oportunidades de negócios, a liderança do Hospital passou a preparar a metodologia do Bem-Estar para oferecer serviços para empresas e organizações interessadas no acompanhamento do perfil de saúde de seus colaboradores.
Tais serviços estão disponíveis para o mercado por meio da Gestão de Saúde Populacional do HAOC que tem como principal produto o SABES, ferramenta que permite que as empresas consigam estruturar ações mais efetivas de acordo com o perfil e necessidades de sua população, otimizando o investimento e os benefícios oferecidos.
Meio Ambiente:
Ao longo dos últimos anos, o Hospital vem desenvolvendo diversas ações voltadas à gestão da sustentabilidade que permitiram reduzir o consumo de recursos naturais e utilizar com mais eficiência os recursos hídricos. Ao lado da constante busca pela excelência nas áreas médicas, assistenciais e educacionais, o Hospital registra resultados significativos na economia.
Nos últimos dois anos foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão em projetos voltados, especialmente, para o aprimoramento da gestão hídrica, como a implementação de um sistema de reaproveitamento para reuso da água descartada com estimativa de redução de 2.000m³ por mês.
Em 2015, o Hospital adotou medidas para reduzir o consumo e evitar o desperdício dos recursos naturais. Redutores de vazão foram adaptados em todas as torneiras do complexo e as bacias sanitárias de cerca de 180 apartamentos da Torre B foram substituídas por bacias acopladas, que reduzem a vazão para até 12 litros de água, cada vez que a descarga é acionada.
Inaugurada em 2013, a Torre E, que conta com 181 leitos de internação, foi projetada conforme os critérios de construção sustentável que levou a obra a receber, no ano passado, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) nível Gold na categoria New Construção.
A construção contou com um projeto de aprimoramento da gestão hídrica, como a implantação de um sistema de reaproveitamento da água das chuvas, captada por meio de dois reservatórios, que juntos têm capacidade de armazenar até 164 mil litros de água. Após ser clorada ela passa a abastecer as bacias sanitárias de todos os apartamentos e o sistema de ar condicionado da Torre E.
Indicadores de qualidade:
Como parte de seu compromisso com a excelência, qualidade e segurança do ciclo de atendimento ao paciente, o Hospital disponibiliza ferramentas, monitoramento de indicadores, protocolos-padrão, treinamentos e ações de sensibilização do corpo clínico e assistencial para garantir os melhores resultados e desfechos possíveis para todos os usuários dos serviços de saúde.
Mais de 120 indicadores que permitem a avaliação dos processos da Instituição são monitorados, entre eles, tempo médio de permanência em áreas ambulatoriais e de internação, agilidade de resposta a urgências e emergências e acurácia na prescrição médica e no preenchimento de dados em prontuários.
Os dados são discutidos periodicamente. Influenciam em muitos casos as metas e os indicadores chave de performance, da avaliação de líderes de áreas e dos executivos da Instituição.
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