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Natura Musical ganha novos contornos em 2017

Natura Musical seleciona projetos para patrocínio, a partir de 4 de julho, sob novas diretrizes. Acompanhando as transformações que vivemos nos últimos anos, a plataforma passou por uma ampla revisão após completar seu primeiro ciclo de 10 anos, com o objetivo de ampliar sua relação com o público, por meio de experiências e conteúdo engajador.

Natura Musical mudou porque a música mudou. O programa foi criado em 2005, quando o cenário musical se transformava com o início do compartilhamento digital e as gravadoras estavam em crise com o declínio das vendas. Naquele momento, o Natura Musical nasceu para fomentar a produção musical fazendo uso responsável e transparente de recursos incentivados. De lá para cá, a facilidade e diminuição dos custos de produção resultou em um momento de grande efervescência criativa e em novos modelos para viabilizar esses resultados. Então, o consumo de música passou a ser a questão central.

O eixo das mudanças no Natura Musical é a transformação do programa de fomento em plataforma de engajamento. “A música tem um potencial mobilizador imenso, capaz de proporcionar encontros e experiências únicas. Até hoje, nossos esforços estavam mais concentrados no fomento à produção musical, na relação com músicos, produtores e formadores de opinião. Agora, estamos incrementando nossa atuação para que toda essa pulsação criativa chegue efetivamente a um público maior e mais diversificado”, explica Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

A plataforma também direciona sua atuação no setor de cultura e entretenimento para o território da inovação e economia criativa. O Natura Musical passa a olhar para outros elos da cadeia musical, avaliar ações e projetos que tenham impacto mais coletivo e dar espaço para novas iniciativas que possam transformar o modo como se produz e se consome música, atualmente um dos pontos mais frágeis do ecossistema musical.

Ao longo desses 12 anos, os temas que mobilizam o mundo também mudaram. A transição do analógico para o digital trouxe à tona conflitos de diversas origens: étnicos, geracionais, sociais, de gênero, ideologias etc. “A evolução do Natura Musical responde ao desejo de dar voz à música que reverbera nesse contexto de grandes mudanças, debatendo temas como identidade e diversidade e promovendo empatia, conexões e encontros”, acrescenta Fernanda. Para acompanhar essa nova perspectiva, o Natura Musical muda também seu conceito e linguagem. “A música brasileira está em constante movimento, é de uma natureza mutante, pulsante, que troca e se expande no contato com as mais variadas manifestações culturais”, comenta.

 

O processo de renovação do Natura Musical começou a se concretizar com a inauguração da Casa Natura Musical, potencializando a oferta de programação cultural e a atuação da marca no setor do entretenimento, e com a renovação de sua plataforma digital, que foi reestruturada para se conectar ao debate de temas contemporâneos. Agora, essa nova visão será aplicada ao edital, que apresenta um processo de seleção mais horizontal e colaborativo, além de uma nova leitura do recorte estético, de formatos e de critérios.

Assim, além do patrocínio para o lançamento de novos trabalhos de artistas, por meio do edital, serão destinados recursos para projetos de impacto coletivo, como festivais. O objetivo da ampliação do perfil dos projetos patrocinados é o aumento do impacto positivo em toda a cadeia, com a multiplicação dos beneficiados por meio de projetos que sejam hubs de produção ou circulação.

A nova visão de futuro do Natura Musical foi construída em parceria com profissionais atuantes no mercado musical, que corroboram a necessidade de busca de novos modelos de atuação, que desenvolvam e impulsionem outros tipos de projetos, ligados a inovação e geração de novos negócios e da incorporação de novas moedas na relação entre os diversos elos da cadeia, a serem implantados a partir de 2018.

 

 

 

 

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